Buscar
  • Humberto Amadori

DELIRIUM: Confusão aguda e Urgência médica

Atualizado: 2 de Jun de 2020

- QUEM É VOCÊ? Eles estão vindo! Não se aproximem de mim, não se aproximem!

Os olhares atônitos dos filhos encontram a mãe que - até ontem - comportava-se normalmente. Desatenta, com um discurso desorganizado e o comportamento agitado, ela emite ameaças e, aparentemente, interage com seres que não estão ali.

DELIRIUM: CONFUSÃO AGUDA NO IDOSO

DELIRIUM é uma URGÊNCIA frequente em idosos e necessita de avaliação médica imediata. Seu RECONHECIMENTO PRECOCE faz-se imprescindível, uma vez que a definição de sua causa impacta diretamente no tratamento e prognóstico do paciente. O PRINCIPAL SINTOMA de infecção urinária ou pneumonia no idoso pode ser DELIRIUM. Há casos de infarto em que o único sintoma é o DELIRIUM (isto mesmo, sem dor no peito).

Infelizmente, o DELIRIUM frequentemente NÃO é reconhecido. Um dos principais motivos para isso é que, na maioria dos casos, o comportamento do paciente não é exuberante como no exemplo acima. Comumente, as ALTERAÇÕES são SUTIS e flutuantes durante o dia, com desatenção marcante, confusão e SONOLÊNCIA.

Dessa forma, QUALQUER alteração aguda de comportamento pode ser DELIRIUM e a definição de sua causa precisa ser imediata. A lista de causas é extensa e o delirium não diagnosticado (ou reconhecido tardiamente) apresenta várias complicações, incluindo MAIOR MORTALIDADE.

Portanto, não subestime os sintomas. Busque urgentemente uma avaliação médica!


Humberto Amadori – médico geriatra


#curitiba #geriatria #idoso #confusao #naoedaidade #idadenaoedoença #bemestar #saude

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EnvelheSER