top of page
Buscar
  • Humberto Amadori

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Atualizado: 2 de jun. de 2020

O dia da infância em que finalmente adquirimos a capacidade de controlar nossa bexiga é um marco do nosso desenvolvimento como pessoas. Neste dia, caminhamos um passo rumo à nossa independência e a aquisição de maior autonomia.

Mas e quando o contrário acontece, quando envelhecemos e perdemos o controle desta função tão trivial?


INCONTINÊNCIA URINÁRIA


Incontinência urinária corresponde a QUALQUER perda involuntária de urina. Mesmo que sejam apenas algumas gotinhas e mesmo que sua frequência aumente com a idade, a incontinência urinária não é um processo normal do envelhecimento. Não é algo que os idosos devam simplesmente aceitar, muito menos se constranger de se queixar ao seu médico.

A perda do controle da urina afeta a autoestima do idoso, podendo conduzi-lo ao isolamento social e a depressão. Há estudos médicos que demonstram dados ainda mais alarmantes: a incontinência urinária não tratada dobra o risco de suicídio em idosos.

E como ela se manifesta? Você pode ter que urinar tão de repente e com tanta força que é incapaz de chegar ao banheiro a tempo ou você pode ter escape de urina ao rir, tossir ou espirrar. Ela também pode ser temporária causada, por exemplo, por uma infecção urinária ou ser funcional, que ocorre quando o paciente não consegue chegar até o banheiro (por exemplo, na Doença de Alzheimer).

Dependendo do tipo de incontinência, o tratamento pode ser feito com exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico (conjunto de músculos e estruturas fundamentais para continência urinária), medicações e cirurgia.

A mudança de alguns hábitos também é essencial:

- Evite a obesidade e o sedentarismo;

- Reduza os irritantes vesicais: café, chás e chocolates. Evite ingerir água no período noturno;

- Cruzar as pernas pode evitar a perda de urina durante episódios de tosse ou outros esforços; - Algumas medicações podem piorar a incontinência; converse com seu médico de confiança.


Humberto Amadori - médico geriatra


134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EnvelheSER

bottom of page