DELIRIUM: Confusão aguda e Urgência médica
- Humberto Amadori
- 28 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2020
- QUEM É VOCÊ? Eles estão vindo! Não se aproximem de mim, não se aproximem!
Os olhares atônitos dos filhos encontram a mãe que - até ontem - comportava-se normalmente. Desatenta, com um discurso desorganizado e o comportamento agitado, ela emite ameaças e, aparentemente, interage com seres que não estão ali.

DELIRIUM: CONFUSÃO AGUDA NO IDOSO
DELIRIUM é uma URGÊNCIA frequente em idosos e necessita de avaliação médica imediata. Seu RECONHECIMENTO PRECOCE faz-se imprescindível, uma vez que a definição de sua causa impacta diretamente no tratamento e prognóstico do paciente. O PRINCIPAL SINTOMA de infecção urinária ou pneumonia no idoso pode ser DELIRIUM. Há casos de infarto em que o único sintoma é o DELIRIUM (isto mesmo, sem dor no peito).
Infelizmente, o DELIRIUM frequentemente NÃO é reconhecido. Um dos principais motivos para isso é que, na maioria dos casos, o comportamento do paciente não é exuberante como no exemplo acima. Comumente, as ALTERAÇÕES são SUTIS e flutuantes durante o dia, com desatenção marcante, confusão e SONOLÊNCIA.
Dessa forma, QUALQUER alteração aguda de comportamento pode ser DELIRIUM e a definição de sua causa precisa ser imediata. A lista de causas é extensa e o delirium não diagnosticado (ou reconhecido tardiamente) apresenta várias complicações, incluindo MAIOR MORTALIDADE.
Portanto, não subestime os sintomas. Busque urgentemente uma avaliação médica!
Humberto Amadori – médico geriatra
Kommentare